Objetivo:
O objetivo do Mapeamento de Perfil Comportamental é entender as características individuais e coletivas dos colaboradores, contribuindo para a melhoria do clima organizacional e a otimização de processos. Esse mapeamento permite alocar as pessoas certas nas funções mais adequadas às suas habilidades inatas e adquiridas.
Destinado a:
Empresas, escolas e famílias que desejam melhorar o entendimento sobre o perfil comportamental de seus membros, visando a otimização da gestão de pessoas, fortalecimento da cultura organizacional e melhoria do desempenho coletivo.
Mapeamento de Perfil Comportamental Individual
DNA Organizacional: Mapeamento de Perfil Comportamental do Grupo
Arquitetura de Cargos e Funções
Atividades realizadas:
Mapeamento de Perfil Comportamental Individual: Avaliação das características comportamentais de cada colaborador, identificando pontos fortes e áreas de desenvolvimento.
DNA Organizacional: Mapeamento de Perfil Comportamental do Grupo: Análise do perfil comportamental coletivo, promovendo sinergia e colaboração entre os membros da equipe.
Arquitetura de Cargos e Funções: Designação de cargos e funções com base no perfil comportamental, garantindo que cada colaborador esteja em uma posição que maximize seu potencial.
DNA Organizacional Familiar: Mapeamento de Perfil Comportamental da Família: Avaliação do perfil comportamental dos membros da família, promovendo melhor entendimento e harmonia.
Treinamento de Mapeamento de Perfil Comportamental para Empresas e Escolas: Capacitação para que empresas e escolas possam realizar o mapeamento de perfil comportamental de maneira autônoma e eficaz.
Assuntos abordados no programa:
Importância:
Fornece insights detalhados sobre as competências, pontos fortes e áreas de desenvolvimento dos colaboradores.
Ajuda a identificar perfis alinhados à cultura organizacional, reduzindo a rotatividade de pessoal e aumentando a satisfação no trabalho.
Aplicação:
Utiliza técnicas como testes, entrevistas, simulações e dinâmicas de grupo.
Ferramentas como DISC e Profiler são utilizadas para identificar perfis com precisão.
Benefícios:
Redução do turnover: Colaboradores sentem-se valorizados e adequados às suas funções, reduzindo a necessidade de buscar novas oportunidades.
Aumento da motivação: Descoberta de habilidades desconhecidas e incentivo ao aprimoramento.
Fortalecimento da cultura organizacional: Adequação dos colaboradores aos valores e filosofia da organização.
Retenção de talentos: Estímulo à permanência através do reconhecimento e desenvolvimento de talentos.
Autoconhecimento e autoavaliação: Ferramentas de autoavaliação que permitem aos profissionais se conhecerem melhor e entenderem suas competências, forças e fraquezas.
Etapas:
Escolha do modelo: Modelos de avaliação como MBTI, Big 5 e DISC.
Definição de objetivos: Fornece uma visão clara das tendências, facilitando a gestão de pessoas.
Análise dos resultados: Suporte para seleção, recrutamento, treinamento, desenvolvimento de funcionários e de carreira.
Inteligências Múltiplas
Objetivo:
A avaliação de Inteligências Múltiplas tem como objetivo identificar e desenvolver as diversas formas de inteligência que cada estudante possui. Baseada na teoria de Howard Gardner, essa avaliação permite compreender melhor os pontos fortes e as áreas de potencial de cada aluno, ajudando na escolha de carreiras e no desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Destinado a:
Alunos do Ensino Médio
Pré-vestibulandos
Escolas que trabalham com Projeto de Vida
Assuntos abordados no relatório
Teoria das Inteligências Múltiplas:
Introdução à teoria de Howard Gardner e suas oito inteligências: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal e naturalista.
Autoconhecimento e Autoavaliação:
Ferramentas e técnicas para identificar as inteligências predominantes em cada aluno.
Atividades que promovem o autoconhecimento e a autoavaliação, ajudando os alunos a compreenderem melhor suas habilidades e interesses.
Escolha de Carreira e Projeto de Vida:
Orientação vocacional baseada nas inteligências múltiplas para ajudar os alunos a escolherem carreiras alinhadas com seus pontos fortes.
Desenvolvimento de um Projeto de Vida que inclua metas acadêmicas, profissionais e pessoais, fundamentadas nas inteligências predominantes.
Aplicação Prática:
Atividades práticas e dinâmicas que permitem aos alunos experimentar e desenvolver suas inteligências em contextos reais.
Projetos colaborativos e individuais que incentivam a aplicação das inteligências múltiplas em situações de vida real.
Feedback e Acompanhamento:
Sessões de feedback para discutir os resultados da avaliação e planejar os próximos passos.
Acompanhamento contínuo para monitorar o desenvolvimento das inteligências e ajustar os planos de ação conforme necessário.